terça-feira, outubro 30, 2012

O uso da palavra AMANTE


Eu gosto da língua. Gosto de todos os usos e abusos deste órgão muscular. É dele que se inicia a vida: o paladar para as coisas mundanas e o verbo...Gosto das articulações da língua na boca quando as pessoas falam. Geralmente presto muita atenção porque é um tanto sensual ler antes  o som da língua...a boca. 

E por gostar da língua e todo seu campo semântico ( inclusive o mais pornográfico) , eu amo na mesma intensidade as palavras e suas etimologias. Ontem, por exemplo, me peguei pensando na palavra AMANTE. Ai...Este latim vulgar de quem ama, amador, apaixonado...ai esse latim que me indica exatamente o que o que sou: UMA AMANTE DA VIDA. Uma amadora nata. Amadora para coisas da vida. Mas que ama...no limite.

Confesso... Não gosto do valor que a palavra adquiriu durante os anos de uso: caso extraconjugal, amasia, enfim este uso é reduzir a possibilidades de amor, né? Mas o fato é  que a sociedade não sabe amar, então se utiliza de vocábulos bonitos como AMANTE para desmoralizar o amor.  

No uso ordinário da palavra amante eu já estive dos dois lados. Já fui amante e já fui traída. Acredito que todas as mulheres deveriam passar por esta experiência, porque é rica. Ser traída também é interessante, porque te tira da zona do conforto e te faz (re)pensar em quebras de paradigmas e não se achar ao última bolachinha do pacote ( te faz perdoar e ser mais terna). Trair te traz a feminilidade máxima e o desejo de ser uma devoradora de homens (também é ótimo e sem ser hipócrita uma maneira interessante de amar sem amarras sociais). Talvez a monogamia seja uma utopia...não sei. Todavia sei que há pessoas que controlam o desejo sexual e são monogâmicas por opção e assim são felizes... Assim como resistir a um bolo trufado de chocolate com nozes porque ele vai te engordar... e  muitas vezes o sabor não compensara as  calorias ingeridas, não diferentemente é no sexo, né? Ou seja são escolhas individuais e sem julgamentos de cada um...Cada um leva a vida da forma que quer...da maneira que vai a sina do seu coração. Sem precisar necessariamente ser carimbado ou taxado. Evitemos rótulos.

Mas é o uso não abusado e extraordinário da palavra AMANTE que eu tanto AMO. E eu  como boa amadora sei que sei amar... Porque eu sou uma amante do mundo... eu amo tanto que dói o âmago. Amo sem limites, pudor, magoas, interesses... Amo simplesmente. Amo a lua cheia, a minguante, a nova e a crescente. Amo o sol e os girassóis, os guarda-chuvas e o carinho da proteção. As pessoas, suas dores, alegrias e sonhos compartilhados. Ser amante me levou a entender amarant (do grego - Amarantos)...e mais que amante sou amarant. Porque o que sinto não murcha, não é efêmero. O que sinto sou eu na essência. Amemos então... Conjugando o verbo amar e sendo amante como as inflorescências... Elas  são boas amantes.  

 TRILHA SONORA DO POST - FUTUROS AMANTES DO CHICO BUARQUE 

3 comentários:

Anônimo disse...

Como vc é doce e sensível. Quanto amor. Que paixão. Seu amante eterno eu seria, nunca ouvi mulher falar de amor como vc. Vc é linda, menina.
Ps: vendo suas fotos no FB e babando.

Anônimo disse...

Qta sinceridade e amor, Daninha. Que texto humano. Júnior

Elias disse...

Gostei! :)