sexta-feira, março 11, 2011

Baudelaire, vinho, canções e a razão

Tentando ler “ Les fleurs du mal” do Baudelaire em francês. Confesso a cada linha lida, além de toda poesia e da beleza das letras, há uma felicidade gritante de ler poemas em outro idioma. Talvez uma vaidade em descobrir entendimento além do português, na língua do amor. Sensação de que meus desejos estão sendo satisfeitos.

O vinho acentua os desejos e as canções trazem à tona um turbilhão de emoções. Sentimentos estes que são continuação do meu corpo, tempo...Ai! Chega a doer a compreensão de que dentro da poesia há tanta física e matemática. Porém, a extensão: massa e tempo não são absolutos, pois as coisas são medidas em relação às outras coisas. Para Einstein, só a velocidade da luz parecia invariável. Portanto nada pode ser tão preciso. Nem esta afirmação. Fica o momento, o vinho e a incerteza do tempo para depois retomar à poesia e apreciar tanta beleza: estética e linguística.

Há equações matemáticas que nunca serão respondidas, portanto como na vida somos condenados a imperfeição lógica e a questões nunca respondidas. É neste exato espaço de tempo que surge a poesia para tentar preencher certas lacunas do coração e buscar respostas filosóficas. Por isso hoje Baudelaire e o vinho são essenciais para minha alma – tão perdida-.

Queria compartilhar - escaniei-  neste blog um pouco de Baudelaire ( O livro  de poesias é dividido em seis partes, as quais funcionam como o ciclo da vida. As minhas favoritas: " Le vin", " Les fleurs du mal" et “La Mort”). A sonoridade da língua francesa, a métrica, a forma e a linguística textual são como balsamo para minha existência, ou a água que mata minha sede. Confissão: Adoro livros considerados subversivos e cheios de paixão. 

" La Mort"  






Escaniei somente um poema da parte " le vin" - o que mais me tocou. Claro, vinho não poderia faltar. rs Na verdade eu escaniaria o livro todo, pois  ele é puro erotismo, vida, morte, amor, decadência, tédio, revolta e tempo. 

" Le Vin" 



Se as flores forem do mal, quero queimar no fogo do inferno. #fato



Um comentário:

Raul Ferreira Bártholo disse...

Gostei muito do seu Blog, Daniela.
E virei seguidor, tá bom?
Fica aqui um beijo (muito) carinhoso.Bjs.