domingo, novembro 11, 2012

Canções clandestinas



Há certas canções que proseiam com nosso âmago copiosamente, outras menos; todavia os acordes quebram o silêncio interno de um mundo pouco conhecido só nosso, o qual poucos enxergam ou compreendem. A música tem esse poder terapêutico de nos revelar a vida e para nós mesmos. 

Não consigo imaginar um mundo ideal  sem os sons e suas canções, seria como uma comida sem gosto/tempero – o tanto faz -. Afinal é  a música que nos tira  do tédio existencial com a possibilidade de gritar algo que não pode ser revelado, por vários motivos, mas que nas letras e acordes são cantados e escancarrados. Por isso há canções clandestinas para cada um de nós, para cada momento ou não, apenas para podermos olhar mais profundamente aqui dentro de nós. 

Cada post deste blog tem uma trilha sonora clandestina  e não é à toa não. É bem proposital, porque cada letra é análoga a uma nota musical, mesmo que obedecesse ao sistema tonal. Porque na música há muito de exato como na matemática. E poucos são os compositores que ousam desafiar  a lógica e ordinário; isso também soa muito clandestino, né Schoenberg

No Brasil o gênio que ainda desafia o sistema tonal  se chama  Arrigo Barnabé ( E viva Londrina/PR, onde morei por 6 anos da minha vida – que teve como filho tão brilhante artista -  )  – quase – infelizmente-  um desconhecido, né? :( - Ah! O - nosso ícone da bossa nova - Tom Jobim também subverteu, ainda, que de modo tímido o sistema tonal... e se fez clandestino – dodecafônico -. Enfim, na música como na vida são escolhas... que nos fadam ou não a marginalidade ou ao lado B. É...é  o impulso, e não a lógica, que move a arte. 

                                                                Subversiva e clandestina

 E eu como boa seguidora dos artistas “ malditos” e “ subversivos” afirmo que as melhores decisões da minha vida foram as tomadas no impulso - um instinto natural -, pois toda vez que refleti sobre escolhas, logicamente, tomei o caminho contrário a própria vida: o coração. Por isso agora ouço Arrigo e sigo clandestina como ele...  “ ...Não me pergunte nada, me deixe apenas vendo o seu corpo lindo, lindo para mim...E não se esconda tanto...pois o seu corpo chama um outro corpo solto sobre o seu...E eu bem sei é o meu! “ 

Trilha sonora do post - Suspeito - Arrigo Barnabé 



Um comentário:

Anônimo disse...

Porra! Vc conhece Arrigo??? Dani vc me surpreende mesmo, sua linda. Eu como músico fico lisongeado de te ter como amiga. bjo Júnior.