quinta-feira, setembro 06, 2012

O Girassol não é flor, é o IMPRESSIONISMO em forma de flor...

Quem me conhece um pouco... Um pouquinho só, sabe da minha paixão por girassóis, pela arte impressionista e em especial por Van Gogh, né?



E eu realmente tenho certa dificuldade em escrever sobre coisas que despertam minha paixão. Não entendo... Não é que eu não queira compartilhar minhas paixões... Eu quero, mas tenho que escutar os descompassos do coração para não enfartar. Aprendi a respeitar esse tempo...aprendi dar as coisas a justa medida.



No último final de semana senti uma das emoções mais linda e intensas da minha vida... visitando no Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo a Exposição Impressionista – Paris e a Modernidade – Obras-Primas do Museu d’Orsay. Eu me senti em festa... Eu me senti em Paris. =)





Respirei Camille Pissaro, Claude Monet, Edgar Degas, Edouard Manet, Henri Toulosse-Lautrec, Paul Cézanne, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir e Vincent Van Gogh ( uma única obra, a qual valeu toda minha existência), entre outros. E compartilhei tudo isso com a melhor companhia possível: meu irmão! Pensando bem... e buscando no fundo do meu âmago, não poderia ser outra pessoa. Tinha que ser ele...=)

Não me frustrei por ter apenas uma obra de Van Gogh...na verdade compreendi mais e mais a alma deste artista maldito e tão sentido em mim. A exposição vale muito a pena. O lance das cores impressionistas é de levitar qualquer corpo...


Única obra de Van Gogh na exposição: O salão de dança em Arles


Mas o fato é que depois de tanto amarelo... sai da exposição pensando em girassóis. Eu já escrevi sobre girassóis aqui (É SÓ CLICAR). Todavia agora é diferente, porque pesquisando na “net”, logo que sai da exposição... Descobri que girassóis não são flores. Confesso: quase enlouqueci num primeiro momento, mas depois compreendi....Girassois são na verdade um monte de flores, todas juntinhas...juntinhas...e de tão juntinhas é difícil ver isso. E esse conjunto de flores tem um nome cientifico: inflorescências. Lindo o nome, né?



Descobri que os girassóis  formam uma COMUNA de flores ( quer coisa mais minha cara que isso?), todas as flores juntas e vivendo para formar o GIRASSOL., movimentando-se nas pinceladas da vida em torno do sol.



Pensei...Van Gogh deveria saber disso para amar tanto o GIRASSOL. Não sei dizer como...mas penso que ele sabia...Sabia que girassóis somos muitos em um. É isso que me comove na arte, na vida e na natureza: pequenas sutis surpresas.



E é nessa evolução convergente QUE NOS MOVIMENTA, na qual renasce a capacidade da vida se reinventar em forma, função, dinâmica e essência... Reescrevendo sempre JUNTOS os caminhos ao logo do tempo, onde cada história é independente e única , ainda que trilhando a mesma trama nesse imenso paralelo que é a vida....isso é arte impressionista. =)

3 comentários:

Anônimo disse...

Dani, como vc é doce! Tão lindo te ler falando de girassois. Vc é tão bela qto escreve bem.
Júnior

Anônimo disse...

Daninha...fiquei feliz por vc pro estar em Paris de alguma forma. Que texto mais apaixonante: girassois não são flores e sim impressionismo.
Texto mais lindo, assim como vc...de uma beleza impressionista.
São tantos os seus fãs que quase desisto, mas te vejo e ai...resito! J.C.

Anônimo disse...

Que emoçao linda e compartilhada.