quarta-feira, agosto 01, 2012

Gritos e Sussurros



Eu tenho certa dificuldade de falar de coisas, pessoas que gosto muito. Sempre quando penso em falar de Bergman tudo parece pouco... Pequeno. Há dias que quero escrever  esta resenha sobre o filme Gritos e Sussurros deste diretor tão parecido comigo em sua solidão de idéias e sentimentos, mas não sai...ou saia...  

Gritos e Sussurros(1972) a começar pelo nome é aquele tipo de cinema que desvenda a alma, o diretor consegue numa película desnudar-nos sem pudores... A começar pela  sequencia inicial da fotografia do filme: vermelha, vermelha e os ponteiros que voam( como se aquele som do relógio fosse um sinalizador da vida, do tempo), algo que sufoca mesmo antes de se conhecer a história.

A película conta a história de uma mulher – Agnes- a beira da morte que recebe os  cuidados de duas irmãs e da amiga/serviçal Ana. Diante da doença de Agnes se constrói a história e são reveladas, lembranças, frustrações, inveja e a dialética humana surge como protagonista do filme naquela casa de campo, cujas moças cresceram.

A sequencia de imagens, a fotografia do filme funciona como algo que sufoca e liberta as personagens de si mesmas. O filme em determinados momentos me remete aos filmes de terror porque a cada novo take são libertados fantasmas, os quais não são recuperados ou destruídos como nos filmes de horror.

Geralmente nos filmes do Bergman há vinho, e eu adoro estas cenas porque é nos diálogos a mesa  que se constroem os grandes conflitos e nascem os gritos e sussurros presos nas personagens.  


O próprio local que as moças se encontram, uma casa de campo afastada, solitária me remeteu as loucuras que podem ser cometidas ou acentuadas na solidão. Quem assistiu o filme do Kubrick “O iluminado” que o diga, né? 

O filme retrata as angustias humanas, as lembranças, as frustrações por não ter vivido. Sim... o filme sufoca, apavora e liberta. Gritar ou Sussurrar ou Gritar e Sussurrar só depende de nós... E mais não consigo falar, porque me perdi na fotografia vermelha e no vinho do filme. O filme termina com um sussurro de Agnes dizendo “ Felicidade é estar perto de quem se ama”...

Assista ao filme completo ---> 
 

Nenhum comentário: