quinta-feira, novembro 17, 2011

Marina...


Marina morena, marina você se pintou... E assim Gil canta para Marina. A menina que acreditava que poderia modificar o mundo, engajada nas causas sociais e das minorias. Apaixonada pela Mafalda personagem do Quino.

Marina era batalhadora, defensora dos jovens, das minorias e das mulheres. Lutava pela justiça social com garra, coragem e coração. Marina não ignorava as desigualdades sociais e tentava amenizá-las com seu trabalho e respeito ao ser humano.

Marina foi professora, Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres em Marília/SP e agora era funcionária da FUNAI em Brasília/DF, um cargo tão sonhado. A menina com carinha de sonhos e cabelos curtinhos cada vez mais fazendo a diferença na sociedade.

Não há na cidade quem não admire e goste de Marina. Marina como Coordenadora de Políticas Públicas para Mulher foi brilhante. Quando Marina ministrava palestras nas casas do pequeno cidadão, a mulherada era só carinho. Queriam ficar grudadas nela. Os olhinhos sempre esperando um afago de Marina.

Marina menina das utopias reais e concretas. Marina que tratava todos com dignidade. Marina... Marília chora sua falta porque pessoas de visão coletiva são raras. Marina lecionava para jovens da periferia de Marília. E sempre dizia animada, alias, era de um bom humor raro, que o seu principal papel era resgatar a auto-estima da  juventude. Marina enfatizava para esta juventude que ela poderia modificar o mundo. Marina lutava pela causa indígena com o peito aberto. Lutava pela minha, sua e nossa causa com coragem e dignidade. Agora só nos resta tirar a pintura do rosto porque as lágrimas as borraram... Marina dizia que pessoas não são mercadorias, portanto não poderiam ser substituídas. Sim. Marina estava certa.  Há pessoas insubstituíveis. E você, Marina, é  uma delas.


Daniela Bueno – Conselho Municipal de Juventude – coordenadora de comunicação


5 comentários:

keka Costa disse...

to impressionada com essa tragédia :(

keka Costa disse...

que lástima!!!

Vila das Artes ( Patricia Muller) disse...

Algumas pessoas partem inesperadamente... sem sentido , sem explicação, parece que para nos mostrar que essa vida é realmente uma passagem... somente passagem.... A grande diferença é que algumas passam brilhando... E Marina, que nem conhecia , simplismente admirava, com certeza, veio para brilhar e nunca mais deixar de ser LUZ.O seu texto é especial....

Girassol disse...

É a finitude sempre é dificil ser admitida. Ainda mais qdo uma vida é interrompida de tão violenta.
O luto é inevitável e o sofrimento tb.

Deborah disse...

A melhor tradução que li sobre Marina....Vc Daniela conseguiu emocionar Nossa cidade com tamanha..leveza...na escrita....tamanha verdade...que alcançou o coração...as lagrimas são inevitavéis...Marina mereçe isso nosso riso...nosso choro..nosso Amor...