terça-feira, maio 03, 2011

O tempo...

O dia parecia o mês. Porque há sensações morosas assim quase inexplicáveis: Como se uma hora levasse quase 24h para passar e que tudo fosse jogado à deriva da sorte e do Deus Chronos. Porque o tempo, na maioria das vezes, é muito mandão e quase não nos dá escolhas.  Se bem que o filho de Chronos é mais democrático, contudo Kairos parece longe de nosso alcance, pois é impossível determinar o tempo bom ou não das coisas acontecerem, isso é mera ilusão para satisfazer nossos anseios e tentar acalmar aquele músculo teimoso que bombeia a vida pelo nosso corpo:  corAção.

O tempo sempre foi um grave problema para mim, pois sou inapta para lidar com ele. Talvez assuma isso sem medos, ou constrangimentos. Porque na vida é assim: há coisas que você sabe fazer e ponto. E eu não sei quantificar ou qualificar o tempo e muito menos a vida.; visto que Chronos domina minha existência e eu sempre o achei muito chato e cheio de dar ordens: Hora de levantar, de comer, de fazer  isso ou aquilo. Essa convenção por si, mata-me de tédio.  Sempre vivo na esperança de encontrar Kairos, mas ele foge de mim. É como se para manter tudo sobre controle, inclusive meu corAção, ele precisasse se afastar e ser apenas uma possibilidade de fato, a qual nem ele sabe o que seja.

O meu problema com o tempo é algo visceral. Digo isso porque desde sempre quando eu preciso dele, o danado me abandona: Quando estou apressada ele é lento como uma lesminha, quando estou morosa ele voa e está sempre com a mesma cara. Passa os anos e ele novinho, e nós envelhecendo. Isso é tão injusto. Isso é tão cruel. O tempo é muito sado. Rs

Hoje o dia está preguiçoso e lento, contudo eu acelerada. Quando será que entraremos em sintonia? Bão...deixo um trecho da parte final de um dos meus filmes favoritos – Lavoura Arcaica – para reflexão acerca do tempo.  Agora eu preciso agir...para meu corAção bater forte.

"O tempo é o maior tesouro que um homem pode dispor; embora inconsumível, o
tempo é o nosso melhor alimento; sem medida que o conheça, o tempo é contudo
nosso bem de maior grandeza: não tem começo, não tem fim; é um pomo exótico
que não pode ser repartido, podendo entretanto prover igualmente a todo
mundo; onipresente, o tempo está em tudo. (...) rico só é o homem que
aprendeu, piedoso e humilde, a conviver com o tempo, aproximando-se dele com
ternura, não contrariando suas disposições, não se rebelando contra o seu
curso, não irritando sua corrente, estando atento para o seu fluxo,
brindando-o antes com sabedoria para receber dele os favores e não a sua
ira. O equilíbrio da vida depende essencialmente deste bem supremo, e quem
souber com acerto a quantidade de vagar, ou a de espera, que se deve pôr nas
coisas, não corre nunca o risco, ao buscar por elas, de defrontar-se com o
que não é; por isso, ninguém em nossa casa há de dar nunca, o passo mais
largo que a perna: dar o passo mais largo que a perna é o mesmo que suprimir
o tempo necessário à nossa iniciativa (...) pois só a justa medida do tempo
dá a justa natureza das coisas." (in Lavoura Arcaica; Raul Cortez - o
patriarca da família - em off na ultima cena do filme)

TRILHA SONORA DO DIA – RESPOSTA AO TEMPO DA NANA CAYMMI

Nenhum comentário: