sábado, julho 02, 2011

JUVENTUDE - Projeto emociona comunidade do Jardim Marajó ( Marília/SP-Brasil)


Olhinhos brilhantes, mãos dadas, sorrisos nos rostos e muita alegria foram sentimentos que marcaram a 8ª edição do Cultura Jovem na Rua. O projeto é uma realização da Prefeitura de Marília, por meio da SMJ (Secretaria Municipal da Juventude), em parceria com o Projeto Renovi (Recuperar para uma Nova Vida) e aconteceu na noite dessa sexta-feira (1º), a partir das 19h30, no Jardim Marajó, zona sul da cidade.

Uma diversa programação cultural levou a juventude e seus familiares ao delírio. A noite contou com a apresentação do curta-metragem Pintinho, Picolé e Pipa e logo após a exibição do filme houve um debate empolgado sobre a atração. Jovens, crianças, adultos participaram com analogias das suas vidas e a ficção.

Depois do filme tiveram outras atrações. Se apresentaram o Grupo Om – Projeto Renovi – com rock e músicas próprias, e o grupo de dança local As Novinhas, formado por garotas do bairro. Essa atração levou muitos pais a lágrimas.

“É a primeira vez que vejo minha filha se apresentar. Não consigo para de chorar. A gente que mora na periferia é esquecido, mas este governo tem mostrado que somos importante. Nunca pensei em ver um show como esse aqui no bairro e com apresentação do que a gente gosta”, disse a empregada doméstica Maria José da Silva, moradora do Jardim Marajó e mãe e uma das integrantes do grupo.

Também foram atrações da noite: Axé Brasil Aruand, Grupo de Capoeira Nego Fujão, Grupo de Samba Kopos na Mesa, Dança de Rua – Instrutor Sidnei, MC Kauê (Freed Talle) e B’boys – todos do Projeto Renovi.

“Contamos com apresentação de grupos da própria comunidade e da nossa parceria com o Projeto Renovi. É importante essa valorização da cultura do bairro, pois não há culturas melhores ou piores. Queremos resgatar essa autoestima da juventude independente da classe social e o projeto está conseguindo cumprir seu objetivo”, comenta a secretária municipal da Juventude, Denise Lopes.

O projeto Cultura Jovem de Rua é quinzenal e valoriza a cultura de cada região, levando música, arte, dança e poesia para as juventudes e familiares. O projeto trabalha com o conceito de que cultura é um processo de compartilhamento e de aprendizado coletivo e por isso se torna democrático em sua essência.

Para o coordenador e idealizador do Projeto Renovi, o Dema, este projeto traz além da arte o debate com as juventudes. “É importante esse debate com os jovens, além do entretenimento da cultura, pois é pela cultura que nos politizamos. O Projeto Renovi é parceiro neste projeto com muita satisfação. E eu quero agradecer o apoio da Prefeitura de Marília, principalmente, do Nelsinho, que sempre abriu as portas para a gente. E também agradecer muito a secretária da juventude, a Denise, a qual aprendi a respeitar e admirar. Para vocês nosso muito obrigado”, diz.

FALA, GALERA!!

Outro ponto forte das atividades da noite foi o espaço aberto para comunidade local se manifestar e dar o seu recado, chamado de Fala Galera. “É importante dar voz a todos. Queremos ouvir o que nossas juventudes têm a dizer. Pois juventude é construída de subjetividade e sonhos”, analisa a titular da pasta.

“Acho legal poder falar seu recado num microfone para todo mundo. A Prefeitura está de parabéns por este projeto. Trouxe minha família toda aqui. Todos estamos nos divertindo. Isso poderia acontecer toda semana”, disse o morador do local, Valter de Souza.

O prefeito de Marília, Mário Bulgareli, parabeniza a secretária municipal da juventude pela iniciativa e diz que projeto como este só acrescenta na vida das pessoas. “Fui professor e sei a importância da arte e da educação na vida do jovem. Essa valorização é importante para que nossas juventudes percebam que, independentemente de classe social, elas têm o mesmo direito, inclusive o de valorizar a cultura que faz parte do seu dia a dia”, diz.

Para o chefe de gabinete, Nelson Virgílio Granciéri, o Nelsinho, “a Prefeitura de Marília abre espaço para as manifestações culturais dos jovens das periferias com muito orgulho, pois a Administração Municipal sabe que esse tipo de incentivo é importante tanto para promover a cidadania como para ajudar a estabelecê-los como artistas”.

“Vamos mudar esta realidade apoiando as identidades locais, promovendo eventos e encontrando espaços para que todos tenham sua arte reconhecida e, principalmente, para que todos, independentemente da classe social, tenham os mesmos acessos à cultura, educação entre outros”, finaliza.

Texto: Daniela Bueno
Foto: Daniela Bueno do celular


Nenhum comentário: