quinta-feira, março 24, 2011

Um tanto de prosa e poesia na minha manhã


   Gosto de ir para academia de madrugada. Não sei o motivo, se bem que não quero mais entender algumas coisas, isso, agora, importa muito pouco. Importa que é. Contudo,hoje, senti certa poesia nas ruas. Por volta das 5h33 da manhã sai de casa, céu nublado, quase chuva, ventando, ruas vazias, semáforos desligados: num pisca-pisca que remete a uma discoteca, onde a pista era só minha. E às vezes um show solitário é necessário.

    Estava de moto. Engraçado a sensação de liberdade que este veículo me  proporciona: do vento batendo no corpo e da sensação de sentir a cidade nas veias, cada centímetro, cada suspiro. Canções tocavam no meu mp4. Sim, sou subversiva. E nas madrugadas ando de moto com meu mp4 e isso me oferece um turbilhão de emoções distintas, as quais são dignas de um roteiro de Fellini. O fato é que sem música eu seria alguém sem sentimentos, a vagar silenciosamente num dia de domingo, solitária. E com as harmonias eu ganho o mundo. Como se as notas inserisse-me num universo paralelo. 

    Cheguei à academia, troquei-me e fui nadar. As madrugas também funcionam como uma espécie de lente de aumento para eu enxergar o quanto gosto da água e perceber que as coisas cotidianas são mais importantes do que meus olhos enxergam. E que nadar é um verbo libertador da minha alma perdida. Como se nadando sem parar, no meio do caos eu conseguisse encontrar o caminho, um destino, o qual eu não sei aonde dará, mas que não importa muito, pois o que fica é o nadar. 

Sai da academia às 7h30 e fui tomar café na padaria de costume. Gosto de ouvir as pessoas conversando – sempre as mesmas-, a TV ligada, a atendente simpática e gentil, a dona da padaria sempre chata e mal-humorada, pão na chapa e café. E quando fui apreciar o café,  você me veio à mente. Isso era por volta das 7h45. Senti pela primeira vez, depois de um longo tempo, a necessidade de dividir minha xícara de café com alguém, todavia tinha que ser você.  Não quero mais usar a terceira pessoa. Cansei. Agora quero voltar a falar direto contigo. Mesmo que seja por aqui e que não entendas o que digo. E que ainda sim, tudo continue igual. 

Toda a descrição da manhã para dizer que eu geralmente não uso a inteligência no meu dia-a-dia: uso a intuição, o instinto, pois geralmente sigo o meu coração, meus desejos e o que me fere. Sou uma pessoa, a qual busca o que sente profundamente e, algumas vezes, utilizo este espaço para exprimir sentimentos. Mas ta se tornando tão pouco. Pequeno. Mesmo sendo um mundo sem fronteiras como a internet. 

Talvez porque depois de você, os dias tornaram-se intermináveis e incompletos. E mesmo que eu descreva todas as manhãs do mundo, elas serão iguais, porque é você que habita meu coração e não tem como separar as minhas letras, cotidiano, desejo, sexo, amor da sua imagem serenizada em minha mente. Porque depois de você, das leituras, das canções, das cartas eu não sei mais quem eu sou sem você. Sei apenas que tenho um coração que por vezes bate forte, principalmente, quando encontra o teu. E que esse mesmo coração bate de alegria quando consegue expressar para ti todo sentimento q há nele por ti: seja por atos, palavras ou nestas letras do meu blog que está tão cheio de você. Queria conseguir em uma frase dizer alguma coisa a mais... Porém como reduzir o mundo em um enunciado? Fica o coração, pão, café e toda minha natação para você. 

Ps: Sou uma eximia nadadora do estilo borboleta. #ficaadica

7 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo!

Anônimo disse...

Adoro o quadro da moça com brinco de perólas do Johannes Vermeer.
Seu retrato ficou parecido. E seu texto é pura pintura. Pouco se sabe sobre a moça da pintura e pouco se sabe sobre vc.
Lindo relato fotogrático.

Anônimo disse...

Hmmmm... Bateu um ciuminho aqui... rsrsrs

E.

Girassol disse...

Elias,

Vc é um bobinho. rs
Todo o papo via FB me inspirou o post. Olhe a canção, meu amigo.
Ciume do q não existe. Ele nem sabe q eu o desejo é tão platonico.
Mas fala sério...vc gostou da dica do nado borboleta, não? rs

Girassol disse...

Fico feliz em conseguir expressar o q sinto e compartilhar minha literatura de boteco com vcs. #adoro
Obrigada!

Anônimo disse...

Não liga pras minhas brincadeiras bobas... adoro tudo o que escreves. Tu és ótima!

E a canção está "troando" ali, na minha "radiola"... rs.

Anônimo disse...

dani, não quero ser pretencioso, mas pq será que eu acho que vc estava falando de mim? nossa estou sendo, além de pretencioso, convencido.
bj no coração
vc sabe quem