segunda-feira, janeiro 17, 2011

AGENTE JOVEM - Interatividade marca evento no Bosque Municipal ( Marília/SP)

Integração entre os jovens de diferentes pólos do Programa Agente Jovem de Cultura e seus familiares. Esta foi a marca do 1º Fest Jovem, realizado no último domingo (16), no Bosque Municipal. O evento contou com uma série de atrações durante todo o dia, produzido pelos diversos pólos do Programa. A festa visou a integração e a recepção dos agentes, que retomaram as suas atividades após dez dias de recesso.

“O objetivo do Programa é formar jovens que possam ter outra visão de mundo, cidadania e empreendedorismo cultural. O do evento foi trazer para os jovens que estão participando do programa uma mensagem de boas-vindas e a promoção da integração de todos os polos, e nisso, o evento foi um sucesso”, disse a secretária municipal da Juventude, Denise Lopes da Silva.

“O programa acrescentou muito em minha vida, inclusive, meus pais estão adorando que eu faça parte do Agente Jovem de Cultura, pois antes do curso eu ficava em casa sem fazer nada”, afirmou Juliana Pontes Pereira, aluna do Polo Cultura e Lazer.

Ela disse que agora se sente importante, como atora social, com perspectiva de futuro e muitos sonhos. Juliana comenta que já desenvolveu inúmeras atividades, inclusive a produção de um telejornal com bonecos de fantoches na Unimar (Universidade de Marília), no Dia da Cultura.

Para o instrutor do Polo Cultura e Lazer, André Siqueira, a juventude hoje fica ociosa por uma questão da coisificação do lazer, que é um problema tratado por vários teóricos da educação e da sociologia. 



“Nisso, o projeto acaba dando um norte para a juventude, coloca os jovens na situação de protagonistas culturais, ou seja, abre um leque de opções para que eles possam produzir de maneira inovadora, criativa os projetos culturais”, analisou.

Ele comentou que o importante é o jovem ver um sentido prazeroso em seu cotidiano, pois a educação acaba acontecendo informalmente a partir do lazer, pois nesse momento ele está aberto à educação de uma forma espontânea, expõe sua subjetividade, tem voz dentro do projeto.

O vice-prefeito e diretor executivo do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), José Ticiano Dias Toffoli, prestigiou o evento e lembrou que a implantação do projeto em Marília é pioneiro no país.

Ele destacou a importância do projeto quando da inclusão do jovem. “Esta é mais uma iniciativa voltada a fazer com que o jovem seja incluído socialmente, que seja cidadão, empreendedor, que sinta estimulado a desenvolver atividades que modifiquem o seu meio, o que é extremamente importante para a nossa juventude. Parabenizo a iniciativa do evento, que também vem agregar mais conhecimento, troca de informações e estimular a interatividade entre os jovens”, afirmou.

Além da integração entre os participantes dos polos e os familiares, e paralelamente às atrações culturais durante todo o dia houve também trilhas ecológicas, passeios de pedalinho – com valor promocional de R$ 1,00 graças à parceria com o Bosque Municipal – apresentação de dança de rua, hip-hop, piquenique e peças teatrais.

PROGRAMA

O Programa Agente Jovem de Cultura, o qual é uma parceria governo federal – por meio do MinC (Ministério da Cultura) – e a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, tem como objetivo a formação e a geração de renda, incluindo a juventude no cotidiano cultural, econômico, cidadão e social da cidade, incentivando a formação da cidadania.

A iniciativa possui vários parceiros que abriram espaços para os pólos, entre eles: Legião Mirim, Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem em Transporte), Elam (Escola de Artes de Marília), Ong Renovi (Renovar, Recuperar Para Uma Nova Vida), Igreja Sagrado Coração, Unijovem, Clube de Xadrez de Marilia e Educandário, além das Secretarias Municipais da Cultura e Turismo, Meio Ambiente, Saúde e Esporte e Lazer.

Nenhum comentário: