quinta-feira, junho 10, 2010

Assim se desmoralizam as Nações Unidas

A ONU nasceu, no segundo pós-guerrra, para administrar o mundo conforme os interesses e as visões das potências vencedoras na guerra. Embora aparecesse como um instrumento de democratização nas relações políticas internacionais – de que a existência da Assembléia Geral é a expressão mais direta -, ela reproduziu as relações de poder existentes no mundo, ao depositar em um Conselho de Segurança o poder real da organização. 

Composto pelos 4 países vencedores da Segunda Guerra como seus membros permanentes, – EUA, Inglaterra, França, Rússia, aos que se acrescentou a China, ao se tornar potência nuclear a normalizar suas relações com os EUA -, que detêm poder de veto – a que basta um voto contra – sobre qualquer decisão que tome a Assembléia Geral. 

Significativas são as decisões anuais de fim do bloqueio norteamericano sobre Cuba e de retirada das tropas israelenses dos territórios palestinos, para que se funde um Estado palestino, que são reiteradamente aprovadas por esmagadora maioria, contra o voto dos EUA, de Israel e de algum país exótico, às vezes. Mas basta o poder de veto dos EUA, para inviabilizar sua aprovação. 

Sem ir muito longe no tempo, - quando a ONU foi instrumento das potências ocidentais na guerra fria – recordemos apenas que os EUA e a Inglaterra não conseguiram maioria no Conselho de Segurança para invadir o Iraque, com alegações que rapidamente se revelaram falsas. 

Ainda assim essas duas potências invadiram, destruíram o Iraque, onde se encontram até hoje, provocando centenas de milhares de mortos. Que punição adotou a ONU em relação a essa tremenda brutalidade, não apenas por ter sido tomada contra a posição da ONU, mas pelos massacres que produziu e segue produzindo, além da destruição de lugares históricos, da mais antiga civilização do mundo? Nem formalmente tomaram decisão alguma de punição. 

É agora essa mesma instituição, - que tem no seu Conselho de Segurança, como membros permanentes, com poder de veto, às maiores potências bélicas, aos maiores fabricantes de armamentos do mundo, aqueles que abastecem a todos os conflitos bélicos existentes no mundo, a que se supõe que a ONU deveria tratar de que não existissem ou que os pacificasse -, aprova punições ao Irã sob suspeita de que esse país poderia chegar a fabricar armamento nuclear. Isso, depois dos governos do Brasil e da Turquia terem conseguido do governo do Irã as exigências que as próprias Nações Unidas haviam solicitado. 

Uma instituição que nada faz para punir a Israel, que assumidamente possui armamento nuclear – com que ameaça, regularmente, de bombardear o Irã -, que ofereceu esse armamento à Africa do Sul na época dos governos racistas – conforme provas recentes de um livro, que publica documentos que deixam claro esse oferecimento, que ocupa violentamente os territórios palestinos. Não faz e atende as demandas de Israel de que o Irã seja punido. 

Uma decisão promovida pela maior potência bélica da história da humanidade, que possui bases militares em mais de 150 países, que foi o único pais que atirou bombas atômicas sobre outro – em Hiroshima e Nagasaki -, matando milhões de pessoas, que tem um histórico de agressões, invasões – como até hoje ocorre também no Afeganistão, com aprovação da ONU -, de golpes militares, de assassinatos de mandatários de países estrangeiros, de guerras, invasões e ocupações de outros países. 

Essa instituição, hegemonizada por essa potência, aprovou sanções contra o Irã, depois de deixar impune a todos os atos de agressão militar dos EUA, cujo arsenal de guerra não deixa de se aperfeiçoar e se multiplicar. O que esperar de uma instituição assim, controlada pelas potências que protagonizaram as grandes guerras e seguem com seu papel imperialista, contra a grande maioria dos países do mundo? Por que não submetem essa decisão à Assembléia Geral, para constatar a reação de todos os governos do mundo, vítimas da dominação imperial dessas potências bélicas que, como disse Lula, necessitam inimigos, a quem diabolizar, para tentar evitar que sejam elas mesmas julgadas e condenadas como as maiores responsáveis pelas guerras que ainda assolam o mundo, fomentadas por elas mesmas.

Prof. Emir Sader
Fonte: Carta Maior
Site: http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=483

2 comentários:

William Lima disse...

Dani, texto muito bom do Emir. Uma análise não imperialista de uma ONU dominada. Infelizmente, o mundo está nas mãos desses Estados Unidos, que mais querem ser eles o único estado do mundo. Esquece-se, essa potência, que dentro de um mesmo território pode surgir uma guerra civil, por exemplo. Eles querem tanto alcance que, quando chegarem lá longe, não vão dar conta de cuidar de quem ficou pra trás.
bjokas

mauro disse...

Sinceramente, é repugnante o papelão dos EUA e de seus comparsas no abominável Conselho de Segurança da ONU. Aliás, é de se perguntar por que mesmo essa instituição continua a existir, se obedece aos interesses dominadores e belicitas das grandes potências e da pior delas, os EUA? Como o Sra. bem pontualizou, por que não submeter a questão à Assembléia Geral? Vamos continuar brincando de que são "Nações Unidas"? Quais estão unidas e em torno de quais questões? Mais ainda: quem mesmo oferece riscos reais à humanidade e ameaça a paz mundial: o Irã, o Iraque, o Afeganistão, a Venezuela, a Bolívia, a Coreia do Norte, os palestinos, ou os EUA, que já destruíram países, civilizações, dizimaram povos e ainda continuam a fazê-lo, livremente, com o claro propósito de dominar por dominar, apropriar-se de riquezas petrolíferas e lucrar com sua indústria bélica??? Por que mesmo Israel continua impune???
Pior do que isso, só a comemoração da oposição golpista brasileira e dos seus sabujos no PIG!
Haja coração!