sexta-feira, janeiro 18, 2013

“ O Escaravelho do Diabo” e as descobertas ao acaso


Algumas experiências são realmente marcantes na vida, principalmente com a leitura, afinal é ela que nos leva a outros mundos possíveis e a um encontro introspectivo conosco mesmo. A coleção vagalume não foi  o meu primeiro contato com a leitura, longe disso, mas aconteceu num período significativo de mudanças: Da saída da infância para pré-adolescência, uma fase em que tudo era estranho, inclusive eu, meu corpo, pensamentos e sentimentos. Uma fase de descobrimento e construção ideológica. E dentro dessa inconstância, a qual faz parte do processo de descobrimento da gente mesmo é que conheci a série vagalume, estava na sexta série. Lembro-me que nesta época a professora indicava leitura para posteriormente aplicar uma avaliação – o que para mim era uma chatice sem limites – porque o gostoso da leitura é a descoberta de autores, sonhos; e eu sempre fui meio subversiva para ordens e nesta fase um rebelde habitava em mim, ou melhor, nascia. 

Na ocasião em questão, a professora mandou a classe ler o livro chamado: Xisto no Espaço,  também da coleção vagalume. E eu como uma “boa”  aluna, decidi por conta e risco, ler outro livro “ O escaravelho do diabo” da Lucia Machado de Almeida. Além da história que me despertou interesse pelo romance policial, o livro também significou a primeira nota zero da minha vida escolar. Afinal... Não obedeci à indicação de leitura para prova. E, hoje, penso  que esse zero foi a melhor nota da minha vida, foi desse fracasso escolar que descobri a paixão pela literatura e as consequência de uma escolha. E que na vida sempre seria assim...

O escaravelho do diabo é um romance policial que conta a história de assassinatos misteriosos que acontecem na cidade de Vista Alegre. O assassino antes de matar suas vitimas envia-lhes um pacote contendo um escaravelho (que para mim mais parecia uma barata e futuramente me proporcionou um encontro confortável com o Senhor Kafka – Metamorfose -  e com a Senhorita Lispector – Paixão Segundo GH-, pois o mesmo animal – ou parecido - sempre presente nas minhas leituras significativas.). 
As vitimas tinham algo em comum: eram todas ruivas e sardentas. E o assassino, devido à forma que indicava que iria cometer o crime, foi apelidado pela população local de “Inseto”. 

O protagonista da saga se chamava Alberto – estudante de medicina- que teve o irmão Hugo o primeiro assassinado da história. E devido ao envolvimento emocional com o irmão decidiu investigar os crimes juntamente com o inspetor Pimentel. Porém por falta de provas o caso é arquivado. E de repente, de uma maneira fantástica,  quando se pensa que os crimes e a obra terminarão sem solução, numa viagem para Alemanha o mistério é revelado para o protagonista. E assim como a descoberta do assassino por Alberto foi por acaso, da mesma forma  descobri a paixão pela literatura e a importância de arcar com minhas escolhas. 

Nenhum comentário: