quarta-feira, março 30, 2011

Por que eu tenho poucas amigas? Uma reflexão...


Nota: Um diálogo entre dois amigos, o qual mistura fixação e muita verdade.

Nota2: O diálogo aconteceu numa noite passada - via gtalk.


-Daninha, você está?
-Oi. Lu. Tava lendo. Fale, meu querido.
- Ai Dani, como você é nerd! Sempre estudando.
-Você também é.
-Mas não como você. Sou autodidata e não sou de sentar na primeira fila e fazer amizades com professores como você. Disse o rapaz sorrindo.
-Ah! Não é bem assim. Respondeu a menina devagar.
- Daninha, você é a única mulher no mundo que serve como amiga, sabia?
- Como assim? Indagou a moçoila estranhamente. Pois, ficou com medo dele a achar uma fêmea sem atrativos sexuais. E perguntou incisivamente.
- Lu, por que disse isso: Você é a única mulher no mundo que serve como amiga. Agora quero saber. Por quê?
- Ah! Daninha, porque a maioria das mulheres tem uma tendência em serem falsas e manipuladoras para conseguir o que querem...
- Credo, Lu! Respondeu a moça apreensiva.
- Daninha, você não é assim. Por isso você é a única capaz de ser minha amiga. Compreende?
- Lu, você não está sendo machista e generalista? Rebateu a moça preocupada.
- Não é machismo, Dani. Daninha, você sabe que mulher é mais materialista que homem.
- Mas talvez isso seja cultural. Respondeu ela querendo achar argumentos. Lu, essa é a condição da mulher há séculos. Mas daí para generalizar o conceito é perigoso. Penso que reafirma mais o machismo, não?
-Talvez. Mas o fato é que mulher – as que eu conheço – só se preocupam em comprar/gastar, dinheiro e futilidades. Difícil estabelecer um diálogo. Estou sendo sincero. Agora, me responda: Quantas amigas mulheres de verdade você tem? Amiga do peito, igual ao Hamilton, eu, ou o Will?
- Não, muitas.
- E isso por quê?
- Não sei. Não sei responder e estou ficando nervosa. Preciso Refletir.
- Eu estou triste Daninha. Eu tento fazer amizade com mulher, mas não tem jeito. Eu acabo ficando interessado e me afasto porque começo a ver defeitos... E sempre as mesmas futilidades. Perdi a paciência.
- Por que eu não tenho muitas amigas, Lu? Agora fiquei encanada.
- Porque você não é padrão.
- Isso quer dizer que não sexy ou bonita? Você se interessaria por mim?
- Você é sexy e bonita. E eu já me interessei por você. Você desperta paixões em qualquer homem e se apaixona também com uma intensidade dilacerante. O fato esta além...
- Em que lugar? Sabe, eu não sou feminista, não gosto de rótulos. Mas deprimi ao me dar conta que tenho poucas amigas. Quero compreender o motivo. Também não gosto de imaginar mulheres que se contentam com tão pouco. Que dor. Quase existencial.
- Não sei. Contudo mesmo as mulheres que se dizem feminista, às vezes, se ligam demais no lance da grana.
- Talvez. Preciso refletir. Beijos.




Nota sentimental: Não gosto de generalizações/limitações, mas entendo o que meu amigo quis dizer. E não o julgo. Talvez ele aja/pense assim porque este é um pensamento padronizado e a própria mulher ainda não se libertou de algumas convenções sociais. Eu mesma sinto-me presa a algumas. E para alguns homens ainda é cômodo alimentar o machismo e o estereotipo de mulher consumista/alienada. Há muito que se lutar ainda... Fica a dúvida: como modificar visões que não querem enxergar outros paradigmas? Não quero menosprezar ou desrespeitar o direito de pensamentos distintos do outro. Conheço mulheres que estão satisfeitas com sua condição. E ai? Talvez a solução esteja nas crianças. Não sei.
Urgente: Agora eu preciso descobrir por que tenho poucas amigas. E refletir...
Ps: Ainda bem que existe a Mafalda. =) 

3 comentários:

Anônimo disse...

Estás falando de amizade verdadeira? Aquela que nos permite confiar, mesmo, numa pessoa? E será que as outras pessoas (ou mulheres) têm este tipo de amizade? Assim, tão fácil?

Elias.

Anônimo disse...

les femmes intéressantes ont généralement la plus grande difficulté à entretenir des amitiés féminines.

Pour elles, les autres femmes sont assez quelconques... ce en quoi je les rejoins.

Juliana disse...

concordo com o anônimo.. acho q sao pouquíssimas as pessoas que podem dizer ter vários Amigos, de fato.. conhecidos, podemos ter, mas amigos mesmo é muito difícil.. talvez uns 4 ou 5.. às vezes esse número aumenta, depois diminui.. é normal, apesar de triste, q pessoas queridas e amigas saiam da nossa vida de repente, às vezes até sem se despedir (e não necessariamente por terem morrido, mas pq os caminhos se separam).. o bom é q as vezes outras pessoas aparecem, não para preencher o lugar de quem partiu, mas para conquistar um novo.
não se angustie por ter poucas amigas, pelo menos vc tem amigos, sejam homens ou mulheres.. (mas veja se o fato de vc ter poucas amigas mulheres talvez seja por vc as evitar).
eu tenho pouc@s tb, mas são pessoas importantes e únicas.. e por mais q eu me sinta sozinha às vezes, sei q eles estão por aí e q se eu gritar, um q seja irá me ouvir e me socorrer.
agora qto a dizer q mulheres são superficiais e materialistas, acho bem perigoso, pq cria um pressuposto de q os homens estão acima disso e q não são nem uma coisa nem outra... qdo, na verdade, ser isso ou aquilo é mais uma característica humana do q de gênero..
bjao