quinta-feira, setembro 09, 2010

O Gigante: Amor Platônico que move o protagonista do filme

No último domingo (5), o Clube de Cinema de Marília apresentou uma das obras mais belas e ricas do cinema latino: Gigante, do diretor argentino Adrián Biniez, sendo uma produção hispano-germânica (Uruguai, Argentina, Alemanha, Espanha/2009). Considero rica porque é no mundo imaginário que se constrói uma boa narrativa. Platão grita no roteiro do filme, fazendo com que saiamos do cinema com o coração na boca.

A obra conta a história de Jará (Horacio Camandule), segurança de supermercado de Montevidéu-Uruguai, tímido, gordo, alto, amante de rock pesado e desajeitado. Jara vigia o supermercado pelos olhos de uma câmera. Talvez esteja intrínseco no filme uma critica à sociedade “Big Brother”, mas acredito que isso não seja o que o impulsionou um roteiro tão simples e de bonita história a se tornar uma película. O que percebo claramente com o jogo das câmeras do supermercado é que o diretor buscou diferentes maneiras de olhar e de se enquadrar no mundo.

Jara descobre por essas câmeras a bela Júlia (Leonor Svarcas) que também é funcionária do estabelecimento. Jara se apaixona por Júlia e deste ponto inicia-se a trama, pois toda sua rotina é mudada para ele perseguir a moça e tentar se fazer enxergar por ela. Jara é de um romantismo exacerbado, um romantismo masculino adolescente, o qual é pouco explorado pelas artes. Um romantismo cotidiano, rotineiro, mas que neste firme quase perpetuado na figura do homem gigante e desajeitado. O homem que ama no superlativo, tornando todas as atitudes simples muito grandiosas, principalmente, devido ao amor.

O filme, num pré-julgamento, pode ser considerado parado demais, visto que os diálogos são raros, uma vez que a força do filme esta nas câmeras de vigilância e nas imagens se sobrepondo nas telas da sala de segurança em busca de Júlia pelo supermercado, e também na belíssima interpretação dos atores, os quais são extremamente expressivos. Jara também representa a ambiguidade da paixão, uma hora meigo, doce e entregue, principalmente, nos momentos quando admira Júlia pelos seus monitores e também de brigão e truculento quando alguém magoa a moça e ele sempre está presente para defendê-la.

Biniez por suas lentes capta um cotidiano simples de dias de trabalho de um segurança, suas atitudes desastradas em casa e ao perseguir a moça, pela qual nutre um amor platônico e tão grandioso que comove. Neste ponto toda sua obsessão por Júlia o torna maior ainda o nosso protagonista, pois ele faz o que gosta, da vida dele como ela é de onde vive e como vive.

Contradizendo a figura grande do segurança que precisa ter coragem para encarar situações embaraçosas como as de roubos, brigas entre funcionários do local e outros, Jara não tem coragem de declarar sua paixão à Júlia. Talvez, porque ao se declarar ele não estaria sendo grandioso em seu amor.

A obra ganhou o Urso de Prata (Grande Prêmio do Júri), prêmio de obra estreante e prêmio Alfred Bauer (de inovação cinematográfica) no 59º Festival de Berlim (2009). E me comoveu por ser uma história simples, de gente comum, a qual retrata detalhes da vida cotidiana, causando uma sensação que é por esta simplicidade que os filmes se tornam verdadeiras obras-primas.

Gostaria de parabenizar, neste espaço, a direção do Clube de Cinema de Marília pela excelente seleção de filmes no mês de setembro. Marília respira cinema!

TRAILER DO FILME: http://www.youtube.com/watch?v=v9x18Ppkt7s

CLUBE DE CINEMA DE MARÍLIA
Secretaria Municipal da Cultura e Turismo
Sala “Emílio Pedutti Filho”
Av. Sampaio Vidal, 245 / Sessões: sábados e domingos às 20h15 / Ingresso: R$ 2,00
E-mail: ccmclubedecinema1952@hotmail.com
PROGRAMAÇÃO – SETEMBRO/2010

04/09/2010: Sábado PRECIOSA (Precious) - Direção: Lee Daniels. Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Rodney Jackson, Paula Patton, Mariah Carey. EUA 2009 Drama 110min. Sinopse 1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

05/09/2010: Domingo GIGANTE (Giant) – Direção: Adrián Biniez. Elenco: Horacio Camandule, Leonor Svarcas, Ignacio Alcuri, Fernando Alonso. Uruguai/ Argentina/ Alemanha/ Espanha 2009 Drama 95min. Sinopse Jara (Horacio Camandule), grande e tímido segurança de supermercado, descobre Julia (Leonor Svarcas), faxineira no lugar, pelas câmeras de vigilância e apaixona-se por ela. Logo, sua vida passa a girar em torno da rotina dessa mulher e pelo desejo de conhecê-la.

11/09/2010: Sábado AMÉLIA (Amelia) - Direção: Mira Nair Elenco: Hilary Swank, Richard Gere, Ewan MacGregor, Christopher Eccleston. EUA/Canadá 2009 Drama 111min. 12 anos Sinopse Hilary Swank interpreta a aviadora, Amelia Earhart, símbolo da liberdade americana, que tem como parceiro George Putnam (Richard Gere), seu editor e amante, com quem mantém um relacionamento tempestuoso, movido pela ambição, admiração mútua e por um grande amor, cujo vínculo não consegue ser quebrado nem mesmo por um breve romance apaixonado entre Amelia e Gene Vidal (Ewan McGregor).

12/09/2010: Domingo GOODBYE SOLO (Goodbye Solo) - Direção: Ramin Bahrani. Elenco: Souleymane Sy Savane, Red West, Diana Franco Galindo, Lane ´Roc´ Williams. EUA 2008 Drama 91min. 12 anos Sinopse Na Carolina do Norte, dois homens iniciam uma improvável amizade que irá transformar suas vidas para sempre. Solo (Souleymane Sy Savane) é um taxista senegalês em busca de uma vida melhor para sua jovem família. William (Red West), seu passageiro, é um típico homem do sul, já idoso, que carrega alguns arrependimentos. Durante duas semanas, numa viagem de táxi pelo interior, os dois homens percebem que, apesar de suas diferenças, precisam um do outro mais do que conseguem admitir. Goodbye Solo explora a passagem de uma geração e a rápida transformação das feições dos Estados Unidos.

18/09/2010: Sábado SOBREVIVENDO COM LOBOS (Survivre Avec Les Loups) - Direção: Vera Belmont. Elenco: Mathilde Goffart, Yael Abecassis, Guy Bedos, Michèle Bernier, Benno Furmann. França/ Bélgica/ Alemanha 2010 Drama 115min. Sinopse Uma menina de 8 anos percorre a Europa nazi à procura dos seus pais. Ela chama-se Misha e é judia. O seu pai e a sua mãe acabam de ser deportados. Ela apenas sabe uma coisa: que eles estão no leste. Com a ajuda de uma simples e pequena bússola ela deixa para trás a sua Bélgica natal e vai na direção da Ucrânia, a pé, atravessando a Alemanha e a Polônia, na esperança de os encontrar. Para sobreviver ela rouba comida e roupas, evita os homens e a sua violência e integra uma alcateia de lobos, tornando-se um deles. A partir de uma narração autobiográfica de Misha Defonseca, este é um testemunho pungente sobre a animalidade dos homens e a humanidade dos animais.

19/09/2010: Domingo QUINCAS BERRO D´ÁGUA - Direção: Sérgio Machado. Elenco: Paulo José, Marieta Severo, Mariana Ximenes, Vladimir Brichta, Milton Gonçalves, Othon Bastos, Walderez de Barros, Carla Ribas, Luisa Proserpio, Flavio Bauraqui, Irandhir Santos, Frank Menezes, Luis Miranda Brasil 2010 Comédia/Drama 104 min. Sinopse Publicado em 1961, o romance de Jorge Amado ganhou versões no teatro e na TV - um "Caso especial" da Globo que foi ao ar em 1978 - e agora tem sua primeira adaptação para o cinema. A história é sobre Joaquim Soares da Cunha, pai e marido exemplar que joga tudo para o alto depois que se aposenta. É assim que ele se muda para uma pocilga com a intenção de apenas curtir a vida, adotando o nome de Quincas Berro D’Água. Não muito tempo depois Quincas é achado morto em seu quarto e a família tenta apagar da memória os anos de loucura.

25/09/2010: Sábado EM PARIS (Dans Paris) - Direção: Christophe Honoré. Elenco: Romain Duris, Louis Garrel, Joana Preiss, Guy Marchand. França/Portugal 2006 Drama 93min. Sinopse O filme acompanha a vida de dois irmãos ao longo de um dia. Paul (Romain Duris) está sofrendo pela perda de um intenso amor e mergulha em grande depressão. Ele muda-se para a casa de seu pai, onde também vive seu irmão mais novo, Jonathan (Louis Garrel), que tem uma existência aparentemente despreocupada com seus vários casos amorosos.

26/09/2010: Domingo CARO SR. HORTEN (O´Horten) - Direção: Bent Hamer. Elenco: Baard Owe, Espen Skjønberg, Ghita Nørby, Henny Moan. França/ Alemanha/ Noruega/ Dinamarca 2007 Comédia/Drama 90min. Sinopse No momento em que um trem parte da estação sem o maquinista Odd Hortenn ele vê que a vida não terá mais tickets impressos e estações já conhecidas. Horten se aposentou e a plataforma já não é tão segura como antes.
Agradecimentos: À Bimatos Videolocadora (3422-5766) e Canal 10 Videolocadora (3454-9038)

Um comentário:

Denise Christino disse...

Interessante. Obrigada, Dani. Não conhecia.